Do método da renda para avaliações de faixas de servidões

AutorLuiz Fernando de Mello/Carlos Henrique Neves de Mello/Cícero Ferreira da Silva
Páginas91-105

Page 91

A avaliação da faixa de servidão poderá ser realizada também através do método da renda, de autoria do Engenheiro Pellegrino, “avaliação de faixas de servidão de passagem”, o qual, apesar de ter sido desenvolvido à longa data, tem aplicação atual.

Mencionado Engenheiro destacou na matéria referendada.

6 - Método avaliatório

6.1 — Em 1969, o autor desta tese desenvolveu um critério baseado na rentabilidade do imóvel, o da indenização, e no princípio de que, observadas as normas de direito vigentes, a indenização deve ser justa, de modo a não causar prejuízos ao expropriado. Os resultados de sua aplicação prática têm sido bastante aceitáveis.

Designando-se:

Vi = valor da indenização pela instituição da servidão;

Vf = valor real das terras nuas da faixa utilizada, sem benfeitorias;
n = fator de depreciação;
i = taxa de renda liquida anual sobre o capital representado pela indenização a receber (sobre Vi)
t = taxa de renda liquida anual sobre o valor real das terras nuas da faixa de servidão (sobre Vf);

Pode-se armar a seguinte igualdade:

Page 92

i . Vi = t . Vf

Ora, esta igualdade significa que, pelo método da renda, não considerados fatores como valorização, desvalorização e correção monetária, nem as diversas possibilidades de aproveitamento agrícola, pastoril, mineral etc. das terras, mas levando-se em conta apenas a aplicação segura, sem risco, da indenização a ser recebida e um rendimento mínimo da terra em si, a renda liquida obtida através da aplicação da importância a ser recebida pelo proprietário das terras, a título de indenização, deve ser sempre igual a renda líquida que a área da faixa expropriada proporcionaria se não fosse instituída a servidão.

6.2 — Por outro lado, viu-se que, em se tratando de servidões:

Vi = n . Vf

Substituindo-se na expressão (2) o valor de Vi da fórmula (1), tem-se:

i . n . Vf = t. Vf

i . n - t

Vi = n . Vf

t
n = _________

Page 93

Sob este novo aspecto, a determinação de n resumir-se-ia apenas na fixação de porcentagens criteriosas para t e para i. A taxa i é fixada em função das taxas usuais remuneratórias de capital (em dinheiro). Por exemplo: no Brasil, os estabelecimentos de credito remuneram os depósitos a prazo fixo a taxa máxima de juros anuais permitida pela legislação vigente, mais correção monetária. Neste caso não se levara em conta a correção monetária, porque será ela igualmente desprezada na fixação da taxa t. Assim, dentro do exemplo brasileiro:

i = 12% a.a.

Para fixação de t pode-se recorrer à taxa de rendimento líquido anual para terrenos, obtida por levantamentos estatísticos; ou determinar a taxa em função da lucratividade média anual da propriedade rural, se for o caso.

Para exemplificar, pode-se dizer que a Revista Engenharia Municipal nº 11, de dezembro de 1968, publicou o trabalho Fatores Médios, atuais a Usuais em avaliações de imóveis para a Cidade de São Paulo, de autoria do eng. Jose Carlos
C. Morato Leite, no qual se fixa a taxa de rendimento líquido anual para terrenos urbanos em 5,5%.

Assim, admitindo-se:

i = 12% a.a. = 0,12

t = 5,5% a.a. = 0,055

ter-se-ia:

Page 94

n = t / i ou

n = 0,055 / 0,12 ou

(1968/1969).

n = 0,4583

Outros estudos dão conta de que, atualmente, a taxa de rendimento líquido anual para terrenos teria se alterado de 1968 para a presente data: o próprio Ibape tem recomendado a adoção da seguinte composição:

Taxa básica ou pura 8,0%

Não liquidez (non-liquidity) 1,5% Valorização natural na
Cidade de São Paulo (- 1,5%) Taxa final 8,0%

Desta forma, assumindo-se:

i = 12% a.a. = 0,12 t = 8% a.a. = 0,08

ter-se-ia:

Page 95

n = t / i ou

n = 0.08 / 0.12 ou

n = (atual)

n = 0,6667

Nas zonas rurais, a taxa de rendimento líquido anual para terras tem sido reputada em torno de 4% (informações colhidas junto a Delegacia da Receita Federal, em São Paulo). Assim:

i = 12% a.a. = 0,12

t = 4% a.a. = 0,04

Donde:

n = t / i ou

n = 0.04 / 0.12 ou

Page 96

(rural)
n = 0,3333 = 3

Resumindo, tem-se, atualmente:

Deve-se enfatizar que as taxas aqui mencionadas são...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT