Introdução

AutorLuiz Fernando de Mello/Carlos Henrique Neves de Mello/Cícero Ferreira da Silva
Páginas15-16

Page 15

Realizando análise perfunctória nas obras da área de avaliações e perícias não se verifica livro técnicos para o tema em comento (servidão de passagem), exceto parcas matérias publicadas, que muito contribui para o tema, razão pela qual motivou o autor a se aventurar nessa obra, objetivando suprir essa lacuna em face de a míngua de doutrinas que se refiram a esse mote técnico e jurídico.

Pretende o autor por meio dessa obra comentar conceitos e doutrinas sobre a tese e apresentar modelos práticos na área de avaliações e perícias, propiciando um paradigma que poderá servir de exemplo para o principiante, quiçá, auxiliá-lo, podendo servir de base até aos mais experientes.

Esse tema a princípio não é de fácil compreensão, em razão de exigir certos conhecimentos jurídicos, mais precisamente sobre a concepção de que na maioria das situações não haverá desapropriação do bem, mas, apenas restrições aos direitos, em razão de os proprietários dos imóveis servientes, nos casos predominantes, poderem fazer uso restrito da faixa objeto de servidão do imóvel, obviamente com limitações.

O autor com a experiência superior aos trinta anos na área em questão, observou a dificuldade dos colegas em face

Page 16

de a ausência de obras específicas, exceto as teorias e matérias dos brilhantes autores de Engenharia, que em temas exíguos, mas bem objetivos retrataram a matéria, verbi gratia na obra “Avaliações de Faixas de Servidão de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT