Prefácio

AutorJouberto de Quadros Pessoa Cavalcante - Marco Antônio César Villatore - Túlio Augusto Tayano Afonso
Páginas9-9

Page 9

No cenário internacional, o tema "imigrantes, os refugiados e os fronteiriços" sempre foi tratado de maneira especial e, não raras as vezes, com descaso.

Em busca de melhores condições de vida e de trabalho, o deslocamento de pessoas é uma constante na História da Humanidade.

Com a crise humanitária global do século XXI, estamos vivenciando o deslocamento de milhões de pessoas sem precedentes na História. Essas pessoas, com suas famílias (homens, mulheres e crianças) se submetem a cruzar países, continentes e oceanos para fugir da miséria, da fome e da insegurança.

Sem opção, essas pessoas deixam para "trás sua história", em fuga de uma morte anunciada, sem saber se vão conseguir chegar a um local seguro e acolhedor.

Um dos primeiros problemas que essas pessoas encontram, quando conseguem chegar ao seu destino, é se colocar no mercado de trabalho, para poder prover sua própria subsistência.

Questões burocráticas, medo da repressão policial, dificuldades com o idioma etc. são obstáculos de acesso ao mercado formal de trabalho.

A consequência dessa situação de vulnerabilidade acaba por ser o aliciamento de pessoas para ocupar um posto de trabalho precário, inseguro e com remuneração abaixo do que determina a legislação, em uma situação de total ausência ou de quase nenhuma proteção estatal. Mesmo quando conseguem ser tutelados pelo Ordenamento Jurídico, muitas vezes, acabam sendo alocados em trabalhos penosos, perigosos e insalubres.

Trabalhadores imigrantes, refugiados e fronteiriços, não...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT