Algumas reflexões hermenêuticas em homenagem a Cleyson Mello

AutorEdna Raquel Rodrigues Santos Hogemann e Litiane Motta Marins Araújo
Ocupação do AutorDoutora em Direito-UGF, com Pós-doutorado em Direitos Humanos-UNESA/Doutoranda em Direito pela UVA/RJ. Mestre em Direito pela UNESA/RJ
Páginas15-32
15
ALGUMAS REFLEXÕES HERMENÊUTICAS EM
HOMENAGEM A CLEYSON MELLO
Edna Raquel Rodrigues Santos Hogemann1
Litiane Motta Marins Araújo2
Resumo: Esse artigo foi elaborado como intuito de homenagear o Grande
Mestre “Cleyson de Moraes Mello”, diante de sua linda trajetória no
cenário Jurídico. O tema escolhido retrata algunas reflexões
hermenéuticas: “considerações iniciais, com parte conceitual” “a reflexão
ética hermenêutica”, consciência histórica, consciência ética e
interpretação”, “a reabilitação do preconceito em Gadamer”,
“fundamentação ética e tradição”. Concluimos, analisando o seguinte
questionamento: “a hermenêutica em sua aparente tolerância, não estaria
escondendo um profundo dogmatismo?”
Palavras-chave: Hermenêutica. Ética. Interpretação. Tradição.
Abstract: This article was prepared in order to honor the Grand Master
“Cleyson de Moraes Mello”, in view of his beautiful trajectory in the Legal
scenario. The chosen theme portrays some hermeneutic reflections: "initial
considerations, with a conceptual part" "the hermeneutic ethical
reflection", "historical conscience, ethical conscience and interpretation",
"the rehabilitation of prejudice in Gadamer", "ethical foundation and
tradition". We conclude by analyzing the following question:
"Hermeneutics in its apparent tolerance, is it not hiding a deep
dogmatism?"
1 Doutora em Direito-UGF, com Pós-doutorado em Direitos Humanos-UNESA. Professora
associada e Decana na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO,
Professora do Curso de Direito da UNIGRANRIO, membro da Law&Society Association
(EUA).
2 Doutoranda em Direito pela UVA/RJ. Mestre em Direito pela UNESA/RJ. Coordenadora
e Professora do Curso de Direito da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).
Avaliador ad hoc INEP/MEC; Membro da CPA UNIGRANRIO.
16
Keywords: Hermeneutics. Ethic. Interpretation. Tradition.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Wilhelm Dilthey, a arte da interpretação surgiu na Grécia,
como consequência do ofício de ensinar, por conta das polêmicas
espirituais relativas a Homero e de outros poetas da época. O contato com
a retórica, os sofistas e com as escolas de retóricas promoveu ainda mais o
interesse por esta arte, sem contar com a participação do filósofo estagirita
Aristóteles, através de sua Retórica, produção literária que ensina a como
decompor uma obra, identificar estilos, perceber ritmos, períodos e
metáforas (DILTHEY, 1984, p. 153).
A palavra hermenêutica pode ser definida como o estudo da
compreensão. A hermenêutica é a arte de compreender, de interpretar, de
traduzir de maneira clara signos inicialmente obscuros. A primeira função
da hermenêutica foi entregar aos profanos o sentido de um oráculo. A
hermenêutica progressivamente penetrou no domínio das ciências
humanas e da filosofia.
Nos tempos mais antigos ela era aplicada para fins de interpretação
das Sagradas Escrituras e de textos jurídicos; no início do século XIX,
Schleiermacher estendeu a sua aplicação para todos os tipos de textos,
dando-lhe o status de ciência geral da compreensão; atualmente, ela se
polarizou em duas vertentes principais: a hermenêutica da objetividade real
e da validação, de Dilthey e Betti; e a da fenomenologia, que busca o
fundamento da compreensão, melhor representada por Heidegger e Hans-
Georg Gadamer (PALMER, 1997, pp. 15-22).
Para Gadamer a compreensão não é uma das faculdades do
homem, mas uma pré-condição para a sua existência inteligente, isto é,
para a sua consciência de que ele próprio e o mundo existem. Seu objetivo
não é utilizar a hermenêutica para fins práticos, tal como a validação de
uma interpretação, mas sim entender como acontece a compreensão,
descobrir o que ela tem de transcendental, em que condições ela acontece,
e qual o seu caráter ontológico: são essas questões que designam o
problema hermenêutico.
Qualquer que seja o objeto (um texto simples ou uma obra de arte),
sua compreensão se dará sempre a partir de um conhecimento de mundo

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT